“SUPER BOLHAS” no ensino de Matemática

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, junho 4, 2018 as 08:23 | Voltar

Dourados (MS) –  No Laboratório de Matemática da Escola Estadual Antônio Vicente Azambuja foi realizada uma oficina “SUPER BOLHA “, experimento usado para fazer bolhas de sabão gigante, com os alunos do 6° ano do ensino fundamental durante aula de matemática com a professora Elisa Fink.                    

Foi usada como base uma mistura de referência, receita feita com Glucose, detergente e água.  Os alunos preparam mais duas misturas para fazer as bolhas, uma equivalente (com o dobro da substância da receita de referência) e outra desequilibrada (com quantidades diferentes), onde se observou que com a mistura equivalente, foi possível fazer as bolhas, enquanto a mistura desequilibrada não apresentou efeito.

Durante a oficina os alunos aprenderam que quando a bolha deu certo, a mistura era uma fração equivalente; que uma bolha formada apenas com água não é estável, e o sabão estabiliza a bolha através do Efeito Marangoni; quando adicionado açúcar, reduz a evaporação e dificultará mais ainda à evaporação e as bolhas demorarão mais tempo para estourar.

Os alunos demonstraram grande interesse pela aula, e relataram que com essa oficina puderam perceber além da matemática, outras ciências.

Fonte: PROGETEC Cristiana da Silva Lima

Publicado por: tmotta@fazenda.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.