Sequências didáticas são desenvolvidas na disciplina de física com alunos do PROEMI

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, agosto 25, 2017 as 10:52 | Voltar

Dourados (MS) -Na Escola Estadual Jonas Belarmino da Silva, situada no distrito de Culturama/Fátima do Sul, o professor de Física Bruno Fiorindo, em interdisciplinaridade com a disciplina Metodologia Científica do PROEMI, lecionada pela professora Débora Fabiane, aplicou nas turmas do 1º ano A e 3º ano A do Ensino Médio dois projetos de Seqüências Didáticas que visam à construção de conhecimento dos alunos por meio do Educar pela Pesquisa.

A primeira sequência didática foi realizada durante as aulas de sexto tempo com os alunos do PROEMI e consistia em um roteiro de quatro aulas elaborado pelo professor de Física. O tema trabalhado na primeira atividade educacional foi “Astronomia: Abordando Gravitação Universal e as Leis de keppler.” No primeiro momento os alunos tiveram acesso a uma apresentação expositiva realizada pelo professor sobre os assuntos que seriam abordados. No segundo momento os alunos foram divididos em duplas onde manipularam um Jogo Educacional denominado “Meu Sistema Solar” onde os mesmos tiveram como objetivo construir seu próprio sistema planetário de acordo com os conceitos aprendidos sobre Gravitação Universal e Leis de keppler. Nessa altura do projeto os alunos se uniram para vencer os desafios propostos pelo jogo, aplicando conhecimentos adquiridos e juntos construindo novos conhecimentos para alcançar tais objetivos. Na última parte do projeto os alunos foram incentivados pelo professor a construir Mapas Conceituais a fim de responder a seguinte questão: Qual a relação da Gravitação Universal com as Leis de Kep?

            O tema trabalhado na segunda sequência didática foi “Física Quântica”, um assunto de suma importância para o dia a dia tendo em vista todo o desenvolvimento científico e tecnológico que nos cerca, precisando de certas adaptações do professor mediador para que possa ser trabalhado. No primeiro momento os alunos fizeram uma pesquisa bibliográfica sobre Física Quântica e juntos com o professor mediador e demais colegas puderam expor seus questionamentos e discussões sobre o assunto. Posteriormente o professor disponibilizou para a turma quatro artigos científicos, cada um abordando uma temática dentro da física quântica: Radiação do Corpo Negro, Átomo de Bohr, Efeito Fotoelétrico e Princípio da Incerteza. Os estudantes foram divididos em grupos para leitura dos artigos em uma Variação do Método Cooperativo de Aprendizagem Jigsaw, uma importante ferramenta para construção de conhecimento.

Fonte: PROGETEC

Publicado por: tmotta@fazenda.ms