Projeto: Preservação, Conservação e Devolução do Livro Didático nas Escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, dezembro 16, 2016 as 08:27 | Voltar

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Itaporã (MS) - E.E. Senador Saldanha Derzi - Itaporã/MS realizou no mês de novembro o projeto do livro didático.

O projeto tem por objetivo avaliar a conscientização dos alunos, despertar a consciência em toda a comunidade escolar de que o livro didático é patrimônio público e instrumento de ensino e de aprendizagem, com vida útil de três anos e por isso precisa ser preservado e devolvido à escola em bom estado de conservação, no ano subsequente ao uso até que possa ser descartado, doado ou reaproveitado.

Como atividade do projeto, a professora de língua portuguesa I do 6º ao 9º ano do período matutino e professora regente do 3º ano do Ensino Fundamental, no período vespertino, realizou uma pesquisa de levantamento de preço do valor dos livros utilizados em todas as séries do ensino fundamental final. Antes, porém, foram apresentados alguns vídeos sobre os livros didáticos buscando conscientizar os alunos sobre a importância da conservação e devolução dos mesmos.

Após a realização da pesquisa o sexto ano produziu slides com a tabulação dos dados obtidos bem como sobre a importância da preservação e devolução dos livros. As outras séries produziram diversos cartazes apresentando tabelas com os valores dos livros e os cálculos dos valores totais (quanto gastaria caso tivesse que comprá-los), além de cartazes tratando da preservação, conservação e devolução dos mesmos.

No terceiro ano os alunos assistiram aos vídeos citados anteriormente, e realizaram produção textual e ilustração dos textos produzidos.

Acredita-se que com as atividades realizadas os alunos puderam perceber que os livros, além do valor didático, o aprendizado que lhes proporciona, tem também um valor material, ou seja, um custo que não é pouco e assim poderão valorizá-los um pouco mais.

Fonte: PROGETEC

Publicado por: