Projeto de Aquicultura e Aquarismo transforma o ensino na Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira

Categoria: ESCOLAS | Publicado: segunda-feira, outubro 6, 2025 as 10:47 | Voltar

A Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira, em Dourados (MS), tem vivenciado uma transformação no processo de ensino por meio do projeto de extensão “Aquicultura e Aquarismo como ferramenta para a educação”. A iniciativa é fruto da parceria entre a professora Michelle Vetorelli, do curso de Engenharia de Aquicultura da UFGD, e a professora Natalia Derika Luqui, Coordenadora de Práticas Inovadoras da escola.

O projeto tem proporcionado aos estudantes experiências práticas e significativas, aliando teoria e vivência científica. A montagem e manutenção de aquários nas salas de aula permite que os alunos explorem conteúdos de biologia, conservação ambiental e tecnologias aplicadas a organismos aquáticos, fortalecendo o aprendizado e a consciência ecológica.

Entre os principais objetivos da ação estão o estímulo à curiosidade científica, o desenvolvimento de habilidades técnicas para o cuidado com sistemas aquáticos e a compreensão dos ciclos biológicos, como alimentação, reprodução e o ciclo do nitrogênio em ambientes artificiais. A proposta também busca despertar nos estudantes o senso de responsabilidade com as espécies e o meio ambiente.

A metodologia adotada combina atividades presenciais e online. Os aquários são montados e monitorados com o apoio de acadêmicos da UFGD, que capacitam os alunos para o manejo adequado dos organismos. Além disso, são promovidos debates e ações educativas sobre ecossistemas, organismos planctônicos e espécies ameaçadas. O projeto também investe na produção de conteúdos científicos para redes sociais, ampliando a interação entre escola, universidade e comunidade.

Dois estudantes da escola se destacam na execução das atividades: Allana Manuela Jarson Costa de Oliveira, do 3º ano B, bolsista e extensionista; e Davi Emmanuel Souza da Silva, do 8º ano A, monitor do projeto. Ambos são responsáveis pelo manejo diário das espécies e pela orientação dos colegas nas tarefas práticas.

 Segundo a Professora Coordenadora de Práticas Inovadoras Natalia Derika, acompanhar o desenvolvimento deste projeto tem sido extremamente gratificante. "Ver os alunos engajados na montagem dos aquários, cuidando dos organismos e refletindo sobre sua importância para o meio ambiente é inspirador. A participação de Allana e Davi, assumindo responsabilidades concretas no manejo das espécies, fortalece o senso de compromisso e cuidado de toda a turma. Além disso, a troca de experiências entre estudantes, acadêmicos da UFGD e a comunidade por meio das mídias sociais amplia o impacto do projeto e reforça o papel da escola como espaço de aprendizagem transformadora”, afirma.

O projeto demonstra como a Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira, no compromisso assumido como Escola Azul, se configura como um espaço de ensino inovador, onde teoria e prática caminham juntas. A vivência prática em ciência desperta a curiosidade dos estudantes, fortalece a consciência ambiental e desenvolve habilidades técnicas, além de promover atitudes de cidadania e responsabilidade. Ao integrar alunos, professores, universidade e comunidade, a iniciativa reforça a importância da educação científica participativa, transformando o aprendizado em uma experiência significativa, duradoura e alinhada aos valores de cuidado, engajamento e sustentabilidade que orientam o compromisso da Escola Azul.

Fotos: Arquivo escolar

Publicado por: Angelo Cleiton de Souza Monzani