Entre os dias 18 e 20 de junho de 2025, a professora de Química Juliana Ferraz, da Escola Estadual Floriano Viegas Machado, representou a unidade no Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia – JALEQUIM LEVEL 6, realizado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís – MA.
Na ocasião, foi apresentado o jogo Africanamente: Uma viagem no tempo e no espaço, desenvolvido no âmbito do projeto Africanamente, contemplado pelo Chamamento Público da Política Nacional Aldir Blanc.
O jogo foi idealizado a partir de diálogos entre professores, que buscaram estratégias para abordar conteúdos relacionados à cultura afro-brasileira de maneira contínua, interdisciplinar e representativa — superando a prática de tratar o tema apenas às vésperas do Dia da Consciência Negra ou de forma restrita à disciplina de História. A partir dessas discussões, decidiu-se pela criação de um jogo com o objetivo de fortalecer a educação antirracista.
Entre os meses de março a maio, professores de diversas áreas do conhecimento (Química, Física, Geografia, História e Artes) e estudantes das escolas estaduais Floriano Viegas Machado, Presidente Tancredo Neves, Presidente Vargas e Vilmar Vieira Matos participaram de uma série de encontros no Laboratório de Educação, Popularização e Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação “Vitor Samuel Salomone Bittencourt” (Quantum LAB) da Escola Estadual Floriano Machado Viegas. Ao todo participaram diretamente da produção sete professores e quinze estudantes.
Durante as atividades, os estudantes colaboraram na produção do material didático, apresentado no evento, integrando conhecimentos e experiências em um processo formativo, inovador e antirracista. A produção contou ainda com a utilização de ferramentas de fabricação digital como impressora 3D e máquina de gravação e corte a laser do Quantum LAB.
O resultado de todo esse esforço colaborativo rendeu ao trabalho o reconhecimento como um dos melhores na categoria de jogos analógicos, evidenciando sua relevância pedagógica e criatividade.
Fotos: Arquivo Escolar
Publicado por: Angelo Cleiton de Souza Monzani