Estudante da EE Jonas Belarmino participa da etapa nacional da V CNIJMA

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, junho 22, 2018 as 14:59 | Voltar

Dourados (MS) - A estudante Maria Isabel de Miranda Lima, que cursa o 9º ano do ensino fundamental na EE. Jonas Belarmino da Silva, no distrito de Culturama, município de Fátima do Sul, juntamente com outros estudantes do estado de Mato Grosso do Sul, participou entre os dias 15 e 19 de junho de 2018, da etapa nacional da V CNIJMA – CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE, cujo tema deste ano é “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas”. A Conferência é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora.

O processo de escolha da estudante foi feito de acordo com o regulamento, tendo início com a realização da Conferência na escola. Nessa etapa as escolas desenvolveram atividades ambientais, elaboraram projetos e os estudantes escolheram os delegados (estudantes) de 11 a 14 anos e regularmente matriculados no Ensino Fundamental II. A estudante foi então escolhida delegada para representar a comunidade escolar na etapa estadual da conferência que aconteceu em Campo Grande entre os dias 11 e 13 de maio de 2018. A etapa estadual contou com a participação de 79 estudantes das redes de ensino municipais e estadual, matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, acompanhados por um professor responsável cada. Dentre os 79 participantes da etapa estadual foram selecionados 15 estudantes para representar o Estado na etapa nacional da conferência, entre eles a estudante Maria Isabel.

A estudante afirma que, “participar da Conferência Nacional pelo Meio Ambiente representando minha escola, minha cidade de Culturama e o Estado de Mato grosso do Sul me fez perceber a importância que tem os estudos, a prática da leitura e, principalmente os cuidados que devemos ter com o nosso meio ambiente e nossa água, devemos cuidar agora para que as futuras gerações possam desfrutar desse bem sagrado que é a água”. A diretora da unidade escolar destacou que, “é muito importante um evento como esse que incentiva a participação dos jovens com o objetivo de fortalecer a educação ambiental nas escolas, propiciando atitude responsável, comprometida com as questões socioambientais locais e globais e focada nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem”.

Toda a equipe Jonas Belarmino da Silva está mais que lisonjeada e vibrando em ter uma estudante do Ensino Fundamental representante do Estado de Mato Grosso do Sul - MS na etapa nacional da V CNIJMA e parabeniza a estudante pelo compromisso com os estudos e pela conquista.

Fonte: PROGETEC