Escola Guateka promove Mostra Cultural

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, dezembro 12, 2016 as 07:43 | Voltar

telas-dos-estudantesA Escola Estadual Indígena Intercultural Guateka - Marçal de Souza, localizada na Aldeia Jaguapiru, no município de Dourados, promoveu a Mostra Cultural, com tema “Os 99 anos da Reserva Indígena Francisco Horta Barbosa”, popularmente conhecida como Reserva Indígena de Dourados. A Unidade Escolar expôs em parceria com o jornal O Progresso, o Projeto de Leitura e Produção Textual utilizando os jornais históricos relacionados a Reserva, além de inúmeros trabalhos estudantis e apresentações culturais para a comunidade. Assim, valorizar e divulgar os conhecimentos tradicionais e riquezas indígenas das Aldeias de Dourados.

Neste sentido, a abertura da Mostra Cultural contou com a presença do temático Grupo Teatral Veraju, coordenado pela Profª. Drª. Graciela Chamorro (UFGD). Em seguida, aconteceu a apresentação cultural do Projeto de violão da Unidade Escolar com a execução do hino nacional e de músicas harmônicas, complementadas pelo Prof. Gileandro Barbosa. E como parte da história da Reserva Indígena houve a explanação da Profª. Edina Souza, filha de Marçal de Souza que evidenciou aos estudantes a importância de preservar a cultura tradicional e valorizar a aplicabilidade do conhecimento em prol da comunidade.

Além disso, a Mostra Cultural teve a presença do primeiro vereador indígena eleito de Dourados, Aguilera de Souza, que enfatizou a importância da política na Reserva Indígena e incentivou a juventude em participar dela. Assim, a liderança da Aldeia Jaguapiru, Silvio de Leão, a liderança da Aldeia Bororó, Gaudêncio Benites e o Prof. Dr. Almires Martins também relataram a história da Reserva Indígena e as dificuldades encontradas no decorrer dos seus 99 anos. Em seguida, aconteceram as apresentações das danças indígenas da Etnia Terena e o comentário do Prof. Édio Felipe Valério referente ao seu pai, o senhor Guilherme Valério, um dos patriarcas da Etnia Terena na Reserva Indígena. O evento encerrou-se com a apresentação cultural do Brô MCs, primeiro grupo indígena de Rap do Brasil e das apresentações teatrais, coordenadas pela Profª. Roselayne Miguel.

A Mostra Cultural ainda contou com as exposições de artesanatos, pinturas em telas e  maquetes relacionadas a cultura dos povos indígenas e suas origens. Esse evento foi realizado com a colaboração e dedicação dos parceiros, como o jornal O Progresso e o grupo de pesquisa do Prof. Dr. Protásio e Profª. Drª. Graciela Chamorro,  além do corpo docente, discente e administrativo da Unidade Escolar gerida pelo diretor, Prof. Dr.  Fabiano Avelino. Ademais a Mostra Cultural foi o marco inicial para construção do Museu Guateka na Unidade Escolar.

apresentacao

Fonte: PROGETEC

Publicado por: