Rio Brilhante (MS) - As professoras Fernanda e Kácila, da disciplina de ciências, dinamizam as aulas utilizando o microscópio e a sala de tecnologia na Escola Fernando Corrêa da Costa para proporcionar a aprendizagem a seus alunos do sétimo ano.
Com o objetivo de fazer com que o aluno compreenda a importância da pesquisa aplicada a ciência, nada melhor do que realizar uma pesquisa, não é mesmo? A proposta da aula consistiu em utilizar a Sala de Tecnologia Educacional para buscaram por conhecimentos acerca dos avanços científicos na ciência, sendo que, por seguinte, cada grupo de alunos expôs de forma oral o que aprendeu de novo. Dentro da temática, conheceram a importância da célula e sua relação com os seres vivos e, a fim de instigar a curiosidade, as professoras levaram os alunos para o laboratório de biologia para que pudessem observar, em microscópio, as células de uma cebola, buscando compreender suas organelas.
Acabou a aula? Não, não! Após os conhecimentos adquiridos, os alunos ainda desenharam de uma forma bastante criativa e divertida o que aprenderam: as células e suas estruturas. Apresentaram seus trabalhos em forma de seminário. E adivinha como acabou a aula? Em comilança! Sim! Sim! Isso mesmo! Os alunos fizeram a representação das células não somente em maquetes, mas também em bolos, pizzas, entre outras delícias. A criatividade reinou!
E o que os alunos acharam das aulas? No mínimo diferente! Pois a prática através da pesquisa levou ao real aprendizado. Por uma escola com mais aulas assim!
Fonte: PROGETEC
Publicado por: tmotta@fazenda.ms