EE Tancredo Neves desenvolve projetos de pesquisa na disciplina de Iniciação Científica com os alunos do ensino médio

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, março 23, 2017 as 14:36 | Voltar

Dourados (MS) – A EE Tancredo Neves de Dourados (MS) está desenvolvendo projetos de pesquisa na disciplina de Iniciação Científica com os alunos do ensino médio matutino e noturno.

Atualmente, a pesquisa científica realizada por alunos do ensino médio é uma das metodologias que mais contribuem para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem nas escolas. O estudo científico instiga o aluno a pesquisar de forma mais intensificada, identificar problemas e propor soluções, possibilitando que ele faça novas descobertas, diferentemente da aprendizagem cotidiana de conteúdos, exige o estabelecimento de uma meta que pautará todo o percurso de pesquisa do aluno.

O projeto de iniciação científica permite que os alunos aprimorem seus conhecimentos vivenciados/desenvolvidos e sejam capazes de aplicá-los em novas situações. Os alunos foram divididos em grupos com a autonomia para escolher qual dos temas deseja investigar. Alguns temas escolhidos foram a Reciclagem, Drogas, Projeto Horta na Escola, Prática de Esportes, entre outros. Durante a prática os integrantes dos grupos debatem as informações pesquisadas, em sites/blogs etc, A professora explica que o projeto é composto em duas partes: elaboração de um plano de pesquisa e início da pesquisa no 1º semestre e desenvolvimento da pesquisa no 2º semestre. Ao final do processo, será elaborado um painel com introdução, metodologia, resultados, discussão, conclusão e referências bibliográficas, a ser apresentado na Feira Multicultural da escola que ocorre no final do ano.

Trabalhar os projetos de pesquisa é importante para os alunos, uma vez que permite aos mesmos o despertar e o interesse pela iniciação à pesquisa científica, além de promover um primeiro contato com trabalhos de caráter acadêmico.

A EE Tancredo Neves agradece a professora responsável pelo desenvolvimento do Projeto e os alunos pela participação.

Fonte: PROGETEC

Publicado por: tmotta@fazenda.ms