EE. Ramona da Silva Pedroso realiza em parceria com o Corpo de Bombeiros realiza formatura de curso de primeiro socorros

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, junho 25, 2018 as 09:45 | Voltar

Dourados (MS) – A Escola Estadual Ramona da Silva Pedroso, em parceria com o Corpo de Bombeiros realiza evento de formatura após um período de aulas sobre a importância de conhecer e e realizar primeiro socorros de forma adequada sem colocar em risco maior a vida do ser humano.

Considerando a  importância sobre primeiros socorros e a escola sendo procurada, foi contemplada pelo Sargento BM Orides Piveta Junior, como parte de seu mestrado realizado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS e por fazer parte da equipe do Corpo de Bombeiros e imbuído de fazer a diferença com adolescentes que podem auxiliar pessoas em momentos de dificuldades como:  segurança do local,  sinais vitais e exame primário; engasgo por corpos estranhos e desobstrução das vias aéreas, parada respiratória e cardiorrespiratória, reanimação cardiopulmonar (RCP); hemorragias, hemostasias e exame secundário; convulsões, desmaio, fraturas, entorses e luxações;  confecção de talas usando papelão e madeiras; curativos, imobilizações e transporte,  nesse contexto, propôs à escola o desenvolvimento de um curso para preparar alunos em momentos de emergência.

No decorrer do processo a turma contemplada foi o 9º ano do período matutino, do Ensino Fundamental da escola,  do município de Dourados/MS. Período de duração do curso  de março a maio. Carga horária de 8 horas; Alunos contemplados no projeto foram 32;  A formatura aconteceu no mês de junho com protocolo do Corpo de Bombeiros que auxiliou o sargento durante todo o evento. Ao final da formatura os alunos, orientados pelo sargento realizaram uma simulação de atendimento a um acidente juntamente com a equipe do corpo de bombeiros previamente combinado, acionaram uma viatura da equipe para finalizar os atendimentos do cerimonial com uma quota de realidade, através de  atendimento adequado.

A escola agradece o sargento Orides Piveta Junior e o cabo Ageu Costa Martins, parceiro do projeto bem como aos professores que cederam parte de suas aulas para que o trabalho transcorresse com sucesso. Agradecemos ainda a presença de autoridades do Corpo de Bombeiros, UEMS e Coordenadoria Regional de Dourados, que se fizeram presentes na cerimônia.

Mais informações disponível em: https://www.facebook.com/profile.php?id=100013949706978 e http://www.bombeiros.ms.gov.br/projeto-primeiros-socorros-na-escola/

Fonte; PROGETEC

Publicado por: tmotta@fazenda.ms