EE. Prof Lígia Terezinha Martins trabalha com alunos do 9º ano Reações Químicas

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, maio 17, 2016 as 11:06 | Voltar

Durante as aulas de ciências da natureza no 9º ano os alunos estudaram as reações químicas no cotidiano, leis que regem as equações químicas, balanceamento e classificação das equações; os estudantes tiveram a oportunidade de observarem na prática quais são os fatores que influenciam na velocidade de uma reação química, sendo eles: superfície de contato, temperatura e presença de catalisador.

Para observarem os fatores que influenciam na velocidade de uma reação química os estudantes foram organizados em grupos e realizaram as seguintes experiências: sobre a superfície de contato os estudantes usaram casca de ovo triturada e casca de ovo em pedaços maiores que, foram mergulhadas no vinagre; para a temperatura foi adicionado comprimidos efervescente em água com temperatura ambiente, gelada e quente; já sobre a presença de catalisador, foi colocado água oxigenada na batatinha, tanto na casca na batatinha, como também na parte interna da mesma.

A casca do ovo é constituída principalmente por carbonato de cálcio (CaCO3), quando entre em contato com o vinagre (ácido acético – C2H4O2) elas reagem e formam o acetato de cálcio (C4H6O4Ca) e gás carbônico (CO2), no experimento foi observado que, quanto menor as partículas da casca do ovo que tiverem contato com o vinagre, mais rápida foi a formação de bolhas, características desta reação química. Já sobre a temperatura, um dor produtos da reação do comprimido efervescente com a água é o gás carbônico, que podem ser observados por meio da formação de bolhas, com o experimento foi observado que quanto mais alta a temperatura da água, maior foi a agitação das moléculas, fazendo que o comprimido derretesse mais rápido. Já sobre o experimento da batatinha com o peróxido de hidrogênio (H2O2), popularmente conhecida como água oxigenada, observou-se que, quando a água oxigenada esteve em contato com o interior da batatinha houve a formação de muitas bolhas, isso ocorreu pela decomposição da água oxigenada, que forma água e gás oxigênio, que é acelerado com a presença de catalise, diferentemente de quando a água oxigenada teve contato com a casaca da batata, pois como a casaca não possui catalise, a reação foi muito lenta.

Após a realização dos experimentos, os estudantes puderam aprofundar os conhecimentos/aprendizagem realizando pesquisas na sala de tecnologia para compreender o que haviam observado nos experimentos. Com a realização dessa atividade, foi possível aprender o conteúdo na prática, despertando a curiosidade e interesse dos alunos.

Fonte: PROGETEC

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