No último sábado, 13 de setembro, teve início a formação “Educação Antirracista das Relações Étnico-Raciais: Brasil e as Carolinas do Passado, Presente e Futuro”, fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), por meio do Acordo de Cooperação Técnica n. 126/SED/2024, em consonância com a Meta 7 – Qualidade na Educação, e a Estratégia 733 do Plano Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul (PEE-MS).
A iniciativa tem como objetivo promover a formação continuada de profissionais da educação, fortalecendo práticas antirracistas no cotidiano escolar e contribuindo para a conscientização e valorização da diversidade entre os estudantes.
A abertura ocorreu no auditório da Unidade II da UFGD e contou com a presença de representantes da universidade, da Coordenadoria Regional de Educação de Dourados (CRE-5) e da SED/MS. Em seus pronunciamentos, os participantes destacaram a relevância do tema, ressaltando que a educação antirracista é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Mesa de abertura - Foto: Arquivo CRE5
Na programação de abertura, as professoras Claudia Marques Roma (UFGD), Ana Paula Archanjo Batarce (UFMS) e Alexandra Santos Pinheiro (UFGD) conduziram um diálogo inspirador sobre a escritora Carolina Maria de Jesus, que dá nome à formação. Foram abordados conceitos como territorialidade e escrevivência, presentes na obra da autora e fundamentais para compreender sua contribuição à literatura e à luta social.

Foto: Arquivo CRE5
A formação integra as ações do Programa Raças e Etnias de MS (PRO-ERER/MS), desenvolvido pela SED/MS para consolidar a Educação para as Relações Étnico-Raciais nas escolas estaduais. Uma das metas do programa é certificar unidades de ensino com o Selo Educação para Relações Étnico-Raciais (SELO-ERER/MS). Nesse contexto, o curso busca oferecer subsídios aos professores para fortalecer a implementação da Lei 10.639/03 e fomentar práticas pedagógicas voltadas para a valorização da diversidade e o combate ao racismo.
As atividades estão sendo conduzidas por docentes da UFGD vinculados ou convidados do projeto de extensão “Territórios de Escrevivências”, que utiliza o conceito de escrevivência para refletir sobre desigualdades sociais e étnico-raciais. O projeto é desenvolvido por professores de diferentes áreas, como Geografia e Letras, e estabelece diálogos com escolas e grupos de estudo, ampliando a articulação entre universidade e comunidade.

Representantes da CRE5 e SED-MS com a equipe do evento - Foto: Arquivo SED
A formação “Educação Antirracista e Relações Étnico-Raciais: Brasil e as Carolina(s) do passado, presente e futuro” possui carga horária de 100 horas, em formato híbrido, com encontros presenciais e online realizados entre setembro e novembro de 2025.

Arte: Arquivo UFGD
Conheça mais sobre o Programa Raças e Etnias:
Acesse o manual: https://encurtador.com.br/ER2WN
Acesse o decreto que institui o programa: https://encurtador.com.br/SRdAc

foto: Arquivo SED

foto: Arquivo SED

Foto: Arquivo CRE5
Fotos: Arquivo UFGD / SED / CRE5
Publicado por: Angelo Cleiton de Souza Monzani