DOURADINA (MS) - No ano de 2016 o governador Reinaldo Azambuja sancionou uma lei que institui, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, o Dia Estadual da Educação Especial, a ser comemorado, anualmente, no dia 30 de março.
A Escola Estadual Barão do Rio Branco, ciente do importante papel do educador no desenvolvimento e inclusão do aluno com deficiência, prestou hoje uma homenagem aos professores que atuam nesta área e a seus alunos.
Para a homenagem foram utilizadas as palavras do teólogo, pedagogo, poeta e filósofo brasileiro Rubem Alves, sobre as escolas:
“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado”.
Fonte: PROGETEC
Publicado por: tmotta@fazenda.ms