Rio Brilhante (MS) - A Prof. Thayane Pandolfo que trabalha na Escola Estadual Fernando Corrêa da Costa na disciplina de Ciências da Natureza, realizou uma aula prática sobre cromatografia com os alunos do 9º ano A/B.
Nome difícil, não? Mas o tema é interessante! Como você pode perceber, nem todas as cores das canetinhas usam apenas um pigmento. Muitas cores são formadas a partir de duas ou mais cores. E a técnica utilizada para encontrar essas cores chama-se cromatografia, que é um método físico-químico de separação de substâncias.
Nas fotos foram utilizadas a cromatografia em papel. Quando o papel-filtro é colocado no álcool, a substancia que tem mais afinidade com o álcool (que tende a se ligar mais a esse líquido é carregada, enquanto a substancia que tem mais afinidad3e com o papel fica para trás ou “anda” mais devagar. Isso faz com que consigamos ver quais são os pigmentos usados para formar cada cor.
A cromatografia é muito utilizada na biologia. Nos exames antidoping, por exemplo, ela ajuda a identificar as substancias presentes na urina dos atletas. Nesse caso, é usada a cromatografia gasosa.
As aulas de Ciências de hoje não são mais as mesmas se comparadas com as de antigamente (a 20 anos atrás) pois atualmente o professor insere a pesquisa e a prática em sala de aula, utilizando os recursos tecnológicos disponíveis na Escola.
Fonte: PROGETEC
Publicado por: tmotta@fazenda.ms