A Escola Estadual Ramona da Silva Pedroso, desenvolve trabalho sobre ciclo hidrológico

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, setembro 13, 2017 as 16:10 | Voltar

Dourados (MS) – A iniciativa do trabalho partiu do professor de geografia em parceria com a professora de apoio, considerando conteúdo a ser trabalhado com a turma do sexto ano vespertino, onde frequenta um aluno TEIA – Transtorno do Espectro Autista e com número significativo de alunos.  O professor propôs um trabalho diferenciado favorecendo aos estudantes a possibilidade de entender o conteúdo e se apropriar do conhecimento utilizando vários recursos que vão desde desenhos a mão, fotografias, gravações de áudios e edição de imagens, resultando em um vídeo por stop motion contando a trajetória de uma gota de água em várias paisagens realizando seu ciclo hidrológico.  O software utilizado para confeccionar o vídeo foi o Movie Maker.

Nesse contexto, o vídeo apresenta, por meio de imagens/desenhos e canto, a interpretação e adaptação da música Água do grupo Palavra Cantada (composição de Arnaldo Antunes e Paulo Tatit). A elaboração do trabalho se deu em várias etapas partindo da exibição da música original (letra e melodia) e divisão de suas partes por duplas de alunos. Solicitou-se que cada dupla realizasse desenhos que representassem as frases. Em seguida executou-se a fase coletiva do trabalho, com junção/organização dos desenhos para as fotos. Por fim, realizou-se as gravações de áudio e as fotos dos estudantes. A edição das imagens e áudios bem como a postagem no youtube foi realizada pelo professor Wagner, responsável pela disciplina. 

O trabalho objetivou e propiciou aos estudantes a realização coletiva de um material didático audiovisual, desenvolvendo habilidades de interpretação de texto, projeções imagéticas de paisagens mentais que se tornaram gráficas com os desenhos, e a interação interpessoal com os colegas em sala de aula. Todas as etapas de trabalho com os estudantes foram desenvolvidas em sala, nos horários das aulas.  

O resultado foi satisfatório ao se utilizar do vídeo como recurso didático em sala com a turma do 6º Ano B, podendo, portanto, ser utilizado pela comunidade escolar para fins educativos, seja na exibição do vídeo como recurso ou na própria proposta de trabalho como potência para o ensino-aprendizado, colocando os estudantes como realizadores e protagonistas.

A Escola Ramona  da Silva Pedroso parabeniza o professor Wagner Goulart pela iniciativa de propor o trabalho que agregou conhecimentos de forma interativa e dinâmica. Segue o link para visualização do vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=MWlh8Z5DdzY&feature=youtu.be

Fonte: PROGETEC

Publicado por: tmotta@fazenda.ms