Dourados (MS) - A Escola Estadual Professora Lígia Terezinha Martins de Rio Brilhante, na aula de Ciências, ministrada pela professora Joziani Zenatti, desenvolveu entre os dias 08 a 11 de agosto de 2017, um trabalho prático para conhecer melhor os ossos do esqueleto humano e quais problemas podem afetá-los.
Os estudantes foram organizados em grupos e receberam um quebra-cabeça do esqueleto humano, para montarem corretamente, após a montagem, os estudantes deveriam identificar qual o nome dos ossos que compõe o esqueleto humano. Depois de conhecer melhor o esqueleto humano, os estudantes receberam informações sobre problemas que podem afetar os ossos, como: postura, doenças e influência da alimentação e/ou idade. Após as aulas teóricas que incluíram pesquisa na STE e vídeos, os estudantes realizaram uma aula prática sobre a descalcificação dos ossos. Para a aula prática, os estudantes organizados em grupos, realizaram experimentos com ossos e ovos de galinha, que foram mergulhados no vinagre e no refrigerante tipo cola, por um período de quatro dias, mantendo as vasilhas fechadas; após esse período, o experimento foi aberto, no qual os estudantes puderam realizar observações nos ossos e ovos de galinha que aparentemente foi possível ver a descalcificação, ficando claro os efeitos do vinagre e refrigerante nos objetos de análise, ou seja, a perca e/ou eliminação do cálcio.
Essas aulas práticas, colaboraram para despertar a curiosidade e espírito científico dos estudantes, surgindo muitas dúvidas dos estudantes em relação ao efeito dos alimentos, principalmente os alimentos ácidos (pH baixo) e os danos que podem provocar em nosso organismo, principalmente nos ossos. Além disso, os estudantes compreenderam qual a função do cálcio nos osso (dar rigidez) e os motivos de repor cálcio com o avanço da idade, já que vamos perdendo esse mineral do nosso organismo ao longo dos anos.
Fonte: PROGETEC
Publicado por: tmotta@fazenda.ms