Escola Estadual Professora Lígia Terezinha Martins trabalha nutrição com os estudantes dos 8º anos A, B e C

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, maio 10, 2016 as 10:47 | Voltar

Sabemos que para nos mantermos vivos, nos movimentarmos, crescermos e reproduzirmos precisamos de energia. Nos seres humanos a energia é obtida a partir da quebra de substâncias presentes principalmente nos alimentos. Para compreender como isso ocorre, foi realizado algumas aulas diferenciadas com os estudantes dos 8º anos A, B e C da Escola Estadual Professora Lígia Terezinha Martins, localizada no município de Rio Brilhante/MS. Essas atividades envolveram análise e interpretação de tabela nutricional em embalagens de alimentos, pesquisas na sala de tecnologia, confecção de pirâmide alimentar, experimentos para identificar amido nos alimentos, além de debates, vídeos e diversas leituras.

Inicialmente, para compreender que os alimentos são compostos por várias substâncias, entre elas os nutrientes, foi realizado pelos estudantes a análise e interpretação de diversas tabelas de informações nutricionais encontradas em embalagens de alimentos. Em seguida, eles pesquisaram sobre as informações contidas nela, como: carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, entre outros. A partir dessa atividade, os estudantes conseguiram compreender que muitos alimentos não apresentam todos os tipos de nutrientes, ou então, podem apresentar altos teores de produtos, como gordura e sacarose que podem trazer problemas de saúde, caso seja consumido excessivamente. Por isso, a importância de compreender e colocar em prática a pirâmide alimentar, sabendo quais e quantidades de alimentos devem ser consumidos diariamente.

Os estudantes também tiveram a oportunidade de pesquisarem na sala de tecnologia alguns problemas que podem surgir ao nosso organismo, como consequência de alimentação desequilibrada. Como por exemplo: diabetes e colesterol.  Ao pesquisar sobre a diabetes, os estudantes compreenderam que ela pode surgir por fatores genéticos ou então, pela ingestão exagerada de carboidratos, em especial o amido. Para isso, foi feita experiências em sala de aula para identificar o amido nos alimentos, no qual, qualquer alimento que em contato com a Tintura de Iodo, mudar de cor (preto), indica a presença de amido. A partir dos experimentos realizados, identificou-se amido em produtos derivados do trigo (massas, pães, bolacha), determinados cereais, batatas, algumas raízes, entre outros.

A partir das aulas sobre alimentos e nutrição, foi possível compreender que os nutrientes que nosso corpo necessitam devem estar presentes em quantidades e variedades adequadas em nossa alimentação. Além disso, precisamos ter alguns cuidados de higiene ao manipular e conservar alimentos, para não causar intoxicação ou contaminação alimentar. Mas acima de tudo, foi possível perceber que, quando os estudantes se envolvem com as aulas, aumenta a qualidade da aprendizagem.

Fonte: PROGETEC

Publicado por: