Projeto Cinema na Escola exibe o documentário 500 Almas Dirigido pelo douradense Joel Pizzini

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, novembro 24, 2016 as 10:03 | Voltar

capturarO Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE/Dourados, através do Centro de Formação e Pesquisa/SED, exibirá o documentário 500 Almas nesta quinta 24/11 às 19 horas.

O documentário 500 Almas – 2004, com roteiro e direção do douradense Joel Pizzini,  evidencia temas sobre a vida e sobrevivência do índios Guatós no Pantanal de Mato Grosso do Sul. A perda de identidade de membros desse grupo indígena e o delicado processo de reconstrução da memória - através de depoimentos dos próprios membros da comunidade e de reconstituições de crimes realizados por homens brancos contra eles, torna o documentário instigante, principalmente para quem busca conhecer sujeitos históricos que compunham o cenário do processo de ocupação e povoamento do sul do antigo Mato Grosso. O filme de Pizzini mostra que essa comunidade indígena foi reencontrada após ter sido considerada extinta, mas atualmente encontra-se dispersa pela região pantaneira. Com mais de 50 prêmios, é um dos documentários mais premiados do Brasil.

Após a exibição do filme haverá um debate comentado pela Professora Drª Cândida  Graciela Chamorro Arguello - UFGD, especialista em questões indígenas no Mato Grosso do Sul e América Latina.

O Projeto Cinema na Escola tem como objetivo a incorporação do cinema como objeto de aprendizagem, utilizando metodologias através de filmes e documentários sobre a história de Mato Grosso do Sul, dessa forma, o projeto busca utilizar esse importante recurso para auxiliar o processo de aprendizagem.

Local: Rua Hayel Bon Faker, 5470 – ao lado do Córrego Laranja Doce . Jardim da Paineiras - Dourados/MS

Publicado por: