No dia 11 de julho, no período vespertino, a Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, de Dourados, recebeu o espetáculo “Com a Palavra, o Poeta!”, apresentado pelo artista douradense Emmanuel Marinho. Na ocasião, os estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental foram encantados pela poesia do autor, que ressaltou seu desejo de despertar a sensibilidade dos alunos por meio da arte.
A atividade integra um projeto que ocorre entre junho e outubro de 2025, com recursos da Lei Paulo Gustavo, executado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), com apoio da Secretaria de Estado de Educação (SED/MS), da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, e da UEMS. Emmanuel Marinho percorre diversas cidades sul-mato-grossenses levando cultura e arte por onde passa.
A escola Capilé foi escolhida pelo poeta para a apresentação em Dourados por ser a primeira escola onde ele se apresentou, em 1981, a convite da professora Áurea Rita de Ávila Lima Ferreira, ex-docente da instituição, homenageada no evento. “Eu trouxe o Emanuel numa quinta série em 1981. Então, retornar nesse momento com ele é muito gratificante para mim. Eu fico até emocionada”, afirmou a educadora, destacando o prazer em vivenciar esse reencontro.
Uma das maiores referências da cultura sul-mato-grossense, Emmanuel Marinho é escritor, poeta, ator e educador, com reconhecimento nacional e internacional por seus espetáculos que unem poesia, música e teatro. Membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, o artista apresentou, aos estudantes do Capilé, poemas de sua mais recente obra, “Eu vou de bicicleta”, lançada em 2023 e voltada ao público infantojuvenil.
Tocando sua sanfona vermelha e declamando versos sobre alegria e liberdade, Emmanuel emocionou o público escolar. Para ele, levar poesia às crianças e jovens no ambiente escolar é essencial: “Eu me sinto um semeador de boas palavras, um semeador de conhecimento, de ideias, de amor, de fraternidade, que é o que eu trago na minha poesia. A questão crítica também, de pensar o mundo e estimular a sensibilidade dessas crianças para a arte, porque eu acho que só a arte salva, só a educação salva e só o amor salva”.
A escola considera momentos como esse essencial para a formação integral dos estudantes. O professor de Geografia Paulo Sérgio da Silva Caiano, responsável pela organização da atividade, destacou a importância do artista para a comunidade escolar. Admirado por seu trabalho com a literatura no município e no estado, Emmanuel Marinho proporciona aos alunos um encontro marcante com o universo das palavras. “É muito importante porque marca a pessoa, marca o aluno. É algo que ele vai levar para o resto da vida. Com isso ele aprende que também pode poetar, que ele também pode escrever... que também pode participar, cantar. Então é uma das formas que a gente encontrou de fazer com que esses alunos despertem para esse lado cultural também”, explica o docente.
O contato com o poeta — e, por meio dele, com a Arte e a Literatura produzidas em Dourados — representa uma oportunidade significativa para os estudantes se aproximarem da cultura sul-mato-grossense. Tal proposta está alinhada ao Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino, que prevê, além das aprendizagens essenciais, o fortalecimento da identidade regional por meio da valorização da diversidade cultural do estado.
Durante sua turnê cultural, o poeta Emmanuel Marinho ainda visitará, em agosto, mais uma escola da Rede Estadual no município de Maracaju.
Saiba mais sobre Emmanuel Marinho:
https://acletrasms.org.br/portfolio-item/emmanuel-marinho/
Virginia Jacinto Lima, CRE-5
Fotos: Arquivo CRE-5
Publicado por: Angelo Cleiton de Souza Monzani