MS Ativo Municipalismo: Estado e municípios unem forças em Dourados para promover integração e fortalecer gestão pública

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, julho 9, 2025 as 16:05 | Voltar

Dourados é palco nesta quarta-feira, 9 de julho, de mais uma etapa do programa MS Ativo Municipalismo, uma iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul voltada ao fortalecimento da gestão pública nos 79 municípios do Estado. Lançado em abril de 2024, o programa tem como objetivo principal promover uma atuação integrada entre Estado e prefeituras, com foco na eficiência administrativa, planejamento estratégico e desenvolvimento regional.

No período da manhã, o encontro contou com palestras voltadas ao planejamento da administração pública, à construção do Plano Plurianual (PPA) e à elaboração dos contratos de gestão. Estiveram presentes diversas autoridades, dentre elas o vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), o prefeito de Dourados, Marçal Filho, o vereador Éderson Márcio Ramos (Pudim), representando a Câmara de Dourados, o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, o reitor da UEMS, Dr. Laércio Alves de Carvalho. Também participaram os prefeitos de Amambai, Sérgio Barbosa; de Caarapó, Maria de Lourdes; de Aral Moreira, Elaine Soligo; de Coronel Sapucaia, Niágara Kraievski; de Maracaju, José Marcos Calderan; de Itaporã, Tiago Carbonaro; de Laguna Carapã, Itamar Bilibio; e de Douradina, Nair Branti.

Agora, no período da tarde, estão sendo realizadas oficinas temáticas com foco em áreas estratégicas da gestão municipal. Na Educação, os temas abordados incluem planejamento articulado, os programas MS Alfabetiza e MS Matemática, Curso Normal Médio e transporte escolar. Na área de Desenvolvimento Econômico (SEMADESC), a oficina trata do tema “Ambiente de negócio em ação: impulsionando o desenvolvimento local”. Na Saúde, o foco é o enfrentamento da mortalidade materna e infantil, além das doenças crônicas. Já na Assistência Social, a oficina “MS Ativo superando a vulnerabilidade social” discute estratégias para o fortalecimento da rede de proteção e inclusão social. A proposta é que os municípios possam, a partir das abordagens, alinhar estratégias e desenvolver soluções conjuntas para desafios comuns nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, assistência social e desenvolvimento econômico.

 Ao promover o diálogo entre diferentes esferas do poder público, o programa visa contribuir para a melhoria dos serviços prestados à população e para o planejamento mais eficaz das políticas públicas nos municípios de Mato Grosso do Sul.

Representando a CRE5, participaram do evento o Coordenador Regional Adjunto, Antonio Marcos Lescano de Oliveira, e técnicos da Coordenadoria.

Fotos: Arquivo CRE5

Publicado por: Angelo Cleiton de Souza Monzani