O prêmio Respostas para o Amanhã é uma iniciativa da Samsung, com coordenação geral do CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. A premiação, de abrangência nacional, busca estimular e divulgar projetos de investigação e experimentação científica e/ou tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas.
As equipes, de 5 a 15 participantes, devem desenvolver projetos que enfatizem o ensino desses campos do conhecimento para diagnosticar demandas reais e apresentar respostas que melhoram a qualidade de vida das pessoas. Os projetos são orientados por professores que lecionam disciplinas das áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias.
Com base no ensino por projetos, na investigação científica e no pensamento crítico, a iniciativa contribui para a formação de cidadãos capazes de interpretar situações, lidar com as mudanças do contexto e contribuir para avanços da sociedade.
Em sua 6ª edição, o Prêmio Respostas para o Amanhã adotou uma nova abordagem para o ensino de Ciências, tendência em vários países do mundo. A novidade visa despertar o interesse dos estudantes por essas áreas do conhecimento, assim como contribuir para sua formação, de modo que as carreiras científicas e tecnológicas sejam um de seus possíveis projetos de vida.


A abordagem STEM, sigla em inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) parte de um desafio ou problema que possibilite múltiplas soluções ou respostas. Nessa abordagem, o ensino de Ciências encontra suporte na Tecnologia, nos processos de Engenharia e na aplicação da Matemática para soluções inovadoras de problemas reais em uma situação concreta.
O Prêmio disponibiliza aos professores e estudantes um conjunto de temáticas e conteúdos que enriquecem as aulas e os projetos a serem desenvolvidos. A “Sala dos Professores”, no Portal do Prêmio, reúne materiais diversificados que se conectam com o currículo escolar e estão organizados em diferentes formatos, como cursos com certificados e um percurso formativo que inclui um espaço de interação entre os professores. Os estudantes podem explorar a “Trilha dos Alunos”, onde aprendem mais sobre conhecimento científico e outras temáticas relacionadas ao projeto.
Fonte: Respostas Para o Amanhã
Publicado por: tmotta@fazenda.ms